80 mil vagas gratuitas

Orientações Gerais

  • Para participar, é preciso ter, no mínimo, 16 anos de idade;
  • Para ter direito à vaga gratuita, a renda per capita deve ser igual ou menor que 1,5 (um e meio) salário mínimo federal, o que corresponde atualmente a R$ 1.497,00;
  • A manifestação do interesse não garante o acesso à vaga. Os candidatos serão aprovados após avaliação dos pré-requisitos, que variam de acordo com o curso;
  • Não há quantidade máxima de cursos que um candidato poderá fazer, porém não é permitido cursar mais de um curso ao mesmo tempo. Ou seja, para ingressar em um novo curso gratuito, o candidato deverá ter concluído o curso em andamento. Por isso, atente-se à data de início e de término do curso escolhido;
  • As ofertas de cursos podem ser atualizadas diariamente, acompanhe o site da campanha com frequência;
  • O SENAI-SP reserva-se o direito de cancelar, alterar ou prorrogar um curso gratuito, caso não haja quantidade mínima de alunos para a formação de turma. Nesses casos, os candidatos serão informados pela unidade escolar que oferece o curso selecionado.

Caso o número de inscritos supere o total de vagas do curso que você escolheu, haverá uma classificação com base nos seguintes itens:

  1. Emprego - terão prioridade os candidatos desempregados;
  2. Escolaridade - terá prioridade quem cursou, no máximo, o ensino médio. A ordem de critério adotada para o caso de empate é ter concluído o ensino médio, seguido de quem está cursando o ensino médio, até chegar à escolaridade mínima prevista como requisito para fazer o curso;
  3. Renda - terão prioridade os candidatos de menor renda per capita. A renda per capta é calculada a partir do rendimento e do número de pessoas que moram com o candidato.

Se o empate persistir, mesmo após a aplicação desses critérios, terá prioridade à vaga o candidato mais jovem.

Renda per Capita =

Total mensal de rendimentos da família (sálario + aposentadoria + outras rendas)


N° de pessoas que contribuem e/ou se beneficiam da renda familiar

Exemplo
Renda Familiar
Cálculo

Para ter direito à vaga, a renda per capita deve ser igual ou menor que 1,5 (um e meio) salário mínimo federal, o que corresponde atualmente a R$ 1.497,00.

Visitas ao domicilio dos candidatos inscritos podem ser realizadas a qualquer tempo por representantes do SENAI-SP. O candidato que omitir ou prestar informação falsa perderá o direito à vaga.

  1. No caso de empate na classificação final, a data de nascimento poderá ser usada para desempate, dando-se preferência ao candidato mais jovem.
Calendário

O candidato classificado para matrícula terá 3 (três) dias úteis para ir à Escola SENAI (onde fará o curso) e efetivar a matrícula.

Caso o candidato classificado para matrícula não vá à Escola SENAI, será eliminado do processo seletivo.

No caso de o candidato ser eliminado, um suplente receberá mensagem (ou telefonema) do SENAI-SP para comparecer à escola para matrícula. O suplente terá um dia útil para comparecer à escola e efetuar sua matrícula. Caso a quantidade de alunos matriculados não atinja o número mínimo estabelecido pela Escola SENAI, poderá haver cancelamento da turma.

Caso algum aluno bolsista desista do curso durante sua realização, não poderá candidatar-se a nova vaga até que justifique a desistência e tal justificativa seja aceita por Coordenador da Escola SENAI.​